terça-feira, 4 de novembro de 2008

Paulo Mamede diz que parecer não-oficial contra o ICA é fruto de quem quer boicotar o projeto

O coordenador de Comunicação e Marketing Institucional da UFC, Paulo Mamede, afirmou hoje logo após terminar a coletiva que o parecer negativo sobre a implantação do ICA no Sítio Alagadiço Novo é fruto de quem quer boicotar o projeto. Ele disse acreditar em nomes que possivelmente poderiam ter espalhado a negativa, mas não quis citá-los.

O parecer contrário, assinado pelo arquiteto Carlos Fernando de Moura Delphim, surgiu inicialmente na lista de e-mails da Casa de Rui Barbosa. Mamede concluiu que foi a partir desta lista que o jornalista Fábio Campos, do Jornal O POVO, teve acesso às informações para divulgar hoje em sua coluna, intitulada "Um não rotundo ao projeto do ICA".

Campos transcreve trechos do documento do IPHAN, supostamente assinado no último dia 10 de outubro, que seguem: "O Iphan deve rejeitar categoricamente a proposta de instalação, no seu terreno, de qualquer intervenção que: não seja de interesse direto para as funções originais do Parque do Alagadiço Novo conforme definidas na Resolução nº 196, de 23 de setembro de 1966; Apresente porte, cores, volume, linhas, textura ou demais condições contrastantes ou capazes de competir com a simplicidade, nem tampouco ferir a memória daqueles que erigiram e dos que hoje preservam este patrimônio; Desmereça ou desvalorize os valores materiais e significados imateriais ali preservados para a sociedade brasileira e não para usuários transitórios; Caso se tratasse de um empreendimento passível de receber a aprovação por parte do Iphan, nenhum sinal de aprovação deveria ser concedido sem uma prévia solicitação à Universidade dos indispensáveis estudos de Impacto Ambiental. Como somos de Parecer favorável à total rejeição pelo Iphan à proposta, tal exigência torna-se dispensável. A implantação da proposta em terrenos da Casa de José de Alencar faz-se à custa da integridade e autenticidade do sítio tombado. O sítio não suportaria a quantidade, magnitude e sinergia dos efeitos negativos".

O IPHAN-Ceará ainda não confirmou que o documento que vazou à imprensa seja oficial.

AINDA EM TEMPO - O reitor Jesualdo Farias vai a Brasília a partir da próxima semana para tentar arrecadar o montante de R$ 3 mi até o final do ano para o início do projeto. (com informações de Débora Medeiros, direto da Reitoria)

Nenhum comentário: